Como você já deve imaginar, o Portable Ubuntu é apenas uma versão  portátil do gigante Ubuntu. Tendo vários recursos reduzidos, poucos  programas instalados e a interface limitada a uma barra, o Portable  Ubuntu é voltado para quem não larga seu Linux por nada e que prefere  utilizar o Windows somente para tarefas exclusivas — como a execução de  jogos que exijam DirectX.
Um mundo de possibilidades 
Com o Portable Ubuntu você estará preparado para executar qualquer  programa do Linux ao mesmo tempo em que estiver rodando aplicativos do  Windows. O sistema compacto vem todo configurado, sendo que você não tem  de ter experiência alguma com Linux para se entreter com as diversas  ferramentas e aplicações do Linux.
Evidentemente, por ser um sistema portátil, ele foi criado pensando  em usuários que vão utilizar um pendrive como disco rígido para o  sistema, todavia é perfeitamente possível usar o Portable Ubuntu em uma  pasta qualquer do seu Windows. Basta descompactar e executar o arquivo  principal que logo você estará vendo a barra do Linux no topo de sua  tela.
Adicione programas 
A princípio o Portable Ubuntu vem com alguns poucos programas e  jogos. O navegador principal, obviamente, é o Mozilla Firefox e para  usuários que não vivem sem o mensageiro instantâneo, o sistema tem o  Pidgin, o qual é uma excelente alternativa no mundo do pinguim. Há ainda  um tocador de mídia, alguns joguinhos bem simples, um organizador de  fotos e alguns outros aplicativos básicos.
Claro que os desenvolvedores do Portable Ubuntu não iriam fazer uma  sacanagem de limitar o usuário a usar os programas que vêm junto com o  sistema. Sendo assim, você tem a opção de remover qualquer um deles e  instalar vários outros programas que você utiliza no seu Ubuntu comum.  Por exemplo: você pode perfeitamente instalar o GIMP, o Amarok e um  gravador de CDs, ferramentas utilizadas com frequência e que ficaram de  fora do pacote do Portable Ubuntu.
Barra principal 
A barra do Linux vem dividida em três principais tarefas:  Applications (Programas), Places (Locais) e System (sistema). Claro,  além disso a barra informa a data, a hora, o volume do sistema e um  botão para fechar o Portable Linux.
No menu Applications você terá acesso aos acessórios, jogos,  programas gráficos, aplicativos para internet, suíte de aplicativos para  escritório e softwares para som e vídeo. Além disso, este é o menu que  permite que você adicione ou remova programas (Add/Remove...). No menu  Places você pode acessar o seu Desktop (área de trabalho do Linux), o  Computador (veja o disco local virtual do Linux) e os Meus Documentos  (identificado como Home Folder).
No menu System você irá encontrar o “Painel de Controle” do Linux.  Você pode alterar opções de idioma, aparência, resolução e muito mais.  Além disso, você terá acesso a rede, as impressoras e atualizações  disponíveis para o seu sistema.
A barra que fica no topo da tela pode ser personalizada, sendo que  você pode modificar as cores, colocar uma imagem de fundo, utilizar a  opção de auto-ocultar, alterar a posição dela (pode colocá-la na  direita, esquerda ou na parte de baixo da tela) e utilizar o recurso de  esconder a barra nas laterais da tela.
Prepare seu processador 
O grande inconveniente do Portable Ubuntu consiste justamente na  necessidade de uma máquina de alta performance para rodá-lo sem grandes  atrasos e problemas. Em nossos testes, constatamos que utilizar a versão  portátil do Ubuntu em um computador com processador single core (como o  Pentium4 e o Athlon XP), é uma tarefa para usuários muito pacientes e  prontos para utilizar um Linux e o Windows no estilo "slow motion" (modo  de câmera lenta).
Tamanho: 438,00 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Portable Ubuntu Team




0 comentários:
Postar um comentário