Não é todo mundo que troca seu computador por um vídeo game da  geração atual, pois pensam sempre na questão da limitação gráfica dos  consoles. No entanto, entre tantos que optam por equipar seus  computadores, muitos são os que algumas vezes ficam com raiva quando ao  instalarem seus jogos simplesmente visualizam uma mensagem de erro. O  culpado dos erros? Em muitas ocasiões — nem sempre ele é o responsável  pelos erros — o DirectX é o programinha por trás desses tipos de dores  de cabeça ao usuário.
Funcionamento do DirectX
O DirectX é o responsável por fazer uma espécie de “ponte” entre os  aplicativos e a parte física do computador. Para que tudo seja executado  com perfeição, o aplicativo divide a tarefas em diversos aplicativos  menores, ou seja, o DirectX é um tipo de pacote com vários pequenos  programas que realizam a tarefa de interpretar a parte complexa de jogos  e dos programas que necessitam de recursos avançados.
Muitos conhecem e pensam que o DirectX é responsável apenas pela  parte gráfica de diversos programas e jogos, porém, o aplicativo está  totalmente ligado a parte sonora (utilizando o DirectSound e o  DirectSound 3D) e a parte de comunicação em redes (DirectPlay).
Atualmente, o DirectX opera com a grande maioria das placas de áudio e  apresenta bons resultados até na mais simplória. Em redes não há nem o  que cogitar, raro é a placa que não seja compatível com o modo de  funcionamento do DirectX.
Na parte gráfica os nomes já são mais familiares: DirectDraw (faz a  parte da interpretação de gráficos 2D) e Direct3D são os encarregados. O  Direct3D é o que proporciona tudo o que os jogos são atualmente:  gráficos exuberantes e efeitos que necessitam de alto nível de  processamento.
Capacidade
A capacidade dos gráficos exibidos com o DirectX é diretamente  proporcional a capacidade de processamento de sua placa de vídeo. Como  assim? Simples, se sua placa é capaz de reproduzir os jogos mais  modernos com uma qualidade excelente, o DirectX se encarregará de  interpretar todos os gráficos que sua placa processar.
Os jogos que utilizam a última versão do DirectX mostram a real  capacidade do aplicativo. Proporcionando realismo, efeitos  impressionantes, simulações incríveis e muito mais, há de se convir que a  tecnologia apresentada pelo DirectX é sem dúvida alguma uma das  melhores presentes no mercado.
Resolvendo problemas
DirectX é o tipo do aplicativo que recebe atualizações  constantemente, pois cada jogo que é liberado pelos desenvolvedores de  games necessita novas DLLs (arquivos com comandos para ajudar o Windows a  executar determinada tarefa). Portanto, é muito comum ao adquirir um  jogo, ele já conter em seu CD de instalação a versão do DirectX  necessária para sua execução.
Apesar de ser o grande culpado pelos problemas, a simples instalação  do DirectX descomplica tudo e resolve a grande maioria dos problemas. Se  após a instalação comum do aplicativo você ainda obter erros nos jogos,  talvez você esteja combatendo o problema errado. Erros com drivers em  placas de vídeo também são comuns em jogos.
Atualização
Muitas vezes ocorre de você instalar o DirectX e erro persitir, então  é bom você atualizar o aplicativo baixando Direct X End-User Runtime  Web Installer, o qual é responsável por baixar os últimos arquivos do  site da Microsoft.
Teste
Além do teste prático em jogos, o DirectX é passível de testes  básicos para averiguação do seu perfeito funcionamento. Para executar um  teste rápido basta acessar o “Executar” no Menu Iniciar, ou apertar  “Window + R” e digitar na caixa de comando o seguinte: dxdiag.
Tamanho: 103,00 MB
Sistema: Windows XP/98/2000
Empresa: Microsoft



0 comentários:
Postar um comentário