A gigante Google adquiriu uma das melhores ferramentas de modelação  3D do mercado, o SketchUp, considerado por muitos como o lápis do  desenho digital. Ao comprar a @Last Software, a Google obteve a versão  profissional do software (que custa 495 dólares) e criou também uma  versão gratuita muito interativa e versátil, sendo capaz de trabalhar em  conjunto com o Google Earth.
Desenvolvido para arquitetos, engenheiros civis, produtores de  filmes, desenvolvedores de jogos e outros profissionais relacionados, o  SketchUp é um conjunto de ferramentas para a criação de modelos  tridimensionais. Este programa foi pensado para ser mais intuitivo,  flexível e fácil de usar do que programas similares.
Através de vídeos tutoriais, um centro de ajuda e uma comunidade de  usuários, é fácil desvendar as ferramentas do SketchUp e obter ajuda em  caso de dúvidas. Isso permite que qualquer usuário comece a trabalhar e  criar modelos em pouco tempo.
Criando modelos com ajuda
Uma ajuda fácil é a caixa de diálogo do instrutor, a qual você habilita e desabilita a qualquer momento.
Como característica marcante dos serviços da Google, o SketchUp tem  grande capacidade de interação com outros serviços, como o Google Earth e  o YouTube. Você pode, por exemplo, modelar sua cidade para o Google  Earth, criar uma animação e publicá-la no YouTube.
Você também pode modelar ambientes internos como quartos e salas. Não  há limite nenhum neste sentido. Os modelos podem ser feitos do zero ou  então a partir de criações de outros usuários, que podem ser baixadas  através do Google 3D Warehouse – um enorme banco de modelos.
Suas ferramentas
Todo modelo criado pelo SketchUp é feito basicamente de dois  elementos primordiais: cantos e faces. Os primeiros são linhas retas e  os segundos são os formatos bidimensionais criados quando vários cantos  formam uma figura.
Qualquer superfície lisa pode ser transformada em uma forma  tridimensional com uma ferramenta simples. Basta “puxar e empurrar” a  figura com o mouse. Por exemplo, um retângulo pode virar uma caixa em  poucos cliques.
 A ferramenta "Follow  Me" apresenta um conceito inovador para criar formas tridimensionais de  superfícies bidimensionais através de caminhos determinados. Por  exemplo: faça uma linha em L e depois crie um círculo para modelar um  cano. Essa ferramenta também pode ser utilizada para arredondar cantos  em modelos como corrimãos, mobílias etc.
As partes geométricas dos modelos criados podem ser agrupadas, o que  facilita a movimentação, cópia e colagem dentro do trabalho. Há também  os componentes, grupos de objetos nos quais uma modificação atinge todos  eles.
Caso sua criação tenha muitos objetos, organize-os através de  anotações que podem conter informações como dimensões e outros detalhes.  Para criações ainda mais complexas, é possível visualizá-las em seu  contexto diretamente no Google Earth.
Mais recursos
Outra ferramenta de destaque no SketchUp é a possibilidade de olhar  dentro do seu modelo, cortando temporariamente partes do design para  isso. Há também outras ferramentas de navegação que  permitem visualizar  o modelo de uma perspectiva em primeira pessoa. Você se coloca em  qualquer lugar diante do modelo com uma cabeça virtual ou então anda  para explorar a criação, sendo possível até subir e descer escadas e  rampas.
Criar terrenos é fácil com a ajuda de ferramentas especiais. Gere  paisagens a partir de linhas importadas, adicione linhas e vales para  então criar uma estrada altamente fiel. As dimensões são precisas e é  possível imprimir seus objetos em tamanho real.
Importando e exportando
Você pode importar arquivos do tipo 3DS, DXF e DWG diretamente para  os seus modelos. Também é possível trabalhar com imagens nos formatos  JPG, PDF, PNG e TIFF. Elas podem ser usadas individualmente ou como  parte de superfícies para a criação de modelos realísticos.
O que veio com a versão 8
O Google SketchUp chegou à versão 8 com várias novidades e melhorias.  O programa ficou ainda mais fácil de usar e com novas ferramentas para  usuários avançados, entre muitas outras modificações. Os objetos  respondem com melhor eficiência quando o usuário interage com eles. Por  exemplo, linhas que se cruzam são separadas automaticamente no ponto de  encontro.
Uma ferramenta especial de interação pode gerar animações,  rotacionar, mover, redimensionar e alterar a cor de componentes  dinâmicos. As dicas de desenho tornaram-se mais claras e consistentes.  Um exemplo é a caixa de diálogo com opções para componente, que pode ser  utilizada para configurar diferentes objetos.
A partir desta versão o usuário pode procurar por modelos no Google  3D Warehouse diretamente da área de navegação, além de levar créditos  por contribuições e poder acompanhar colaboradores. Qualquer objeto  encontrado no Warehouse pode ser salvo no seu PC para uso posterior.
Os seus templates podem ser customizados com estilos, marcas-d’água e  componentes específicos com mais facilidade. Essas são ferramentas que  organizam melhor o feedback que você pode ter ao participar da  comunidade do Google SketchUp.
As novidades saídas do forno
A chamada modelagem em contexto proporcionada pelo SketchUp é  reforçada pelo Google Building Maker. Nele você constrói seu desenho  diretamente em uma imagem capturada do Google Earth. Tal modelagem  elaborada sobre localizações geográficas reais possibilita ao projetista  criar estruturas fidedignas às originais e visualizar o resultado final  do seu trabalho com mais realismo, amenizando a probabilidade de  instituírem-se equívocos.
Ainda nesta ferramenta, a nova versão do programa apresenta maior  detalhamento da área trabalhada ao implementar mais camadas a sua  estruturação lógica computacional e consegue reproduzir imagens  coloridas à contextualização – diferentemente do seu antecessor. Com o  recurso do Match Photo o usuário dá um toque de maior veracidade ao  esquema, transpondo fotografias do Google Earth para o desenho.
Dê uma olhada no vídeo seguinte e acompanhe todo o potencial deste poderoso aplicativo:
Outro ponto que recebeu aperfeiçoamentos na última atualização do  software foi a inserção de objetos sólidos. Nos moldes atuais, o usuário  tem a sua disposição as opções de unir, intersecionar, abrir fendas,  definir recortes de até três níveis e calcular o volume para cada  elemento solidificado em seus projetos.
A versão PRO
Os usuários da versão Pro do Google SketchUp contam com a ferramenta  LayOut 2, que deixou de ser Beta e está mais rápida, estável e conta com  renderização de vetores e melhor manipulação de textos. A versão Pro do  Google SketchUp ainda dispõe de ferramentas para a criação de  componentes dinâmicos que incluem modelos animados, escalados e  replicados.
Qualquer componente pode ser transformado em dinâmico na versão paga.  Todos os modelos feitos no Google SketchUp podem ter tags com  informações e explicações para torná-los mais úteis e fáceis de  trabalhar.
Clique aqui para saber mais e baixar a versão PRO do Google SketchUp.
Tamanho: 41,97 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Google



0 comentários:
Postar um comentário